23 de maio de 2014

O sonho de ser empregada pública

Lembra quando te perguntaram o que você gostaria de ser quando crescer? O que você respondia?

Eu respondia que queria ser "que nem meu pai", servidor público concursado.

16 anos mais tarde, passei no meu primeiro concurso. Era em outro estado. Fui!!! Queria saber se essa era mesmo a vida que eu buscava.

Gostei, pero no mucho. Lógico que é melhor que ter o couro arrancado, mas... também me deparei com o Estado Burocrático de Direito, ehehe. Nada que desabone as condições de trabalho, logo quis crescer nesse ambiente: fiz outros concursos por lá (concursos locais) mesmo e passei. Fiquei feliz com os avanços. Achei que seria a única forma de voltar ao estado do Rio. Concursos federais: nada. Tentei outro concurso. Não queria deixar de ser federal (ego bobo), mas fui. Passei.

Não sabia que havia trocado minha vida por um inferno. Foi a coisa mais barra pesada que fiz na vida. Perdi minha situação financeira estável que adquiri no outro estado (não tinha papai nem ninguém que me socorresse, então não podia dar bobeira - comia bem, morava gastando pouco e fiz um boa poupança), pois precisava gastar para me sentir menos miserável por dentro (ficava, tão-somente, miserável por fora, hehehe). Teria direito à estabilidade após 3 anos, mas sabe aquele trabalho que te oprime, deprime? 

Num rompante de lucidez, fiz inscrição num concurso federal - IFES, suas lindas - e marquei férias. Estudei, pero no mucho, pois já não tinha pique nem força de vontade e, por um acaso, passei. Iria ganhar quase mil reais LÍQUIDOS a menos, mas a saúde poderia voltar, sem uma jornada de trabalho tão extenuante, afinal de contas, o ponto eletrônico só computava o horário certo ou o que você trabalhava a menos. Horas-extras sumiam de um mês para outro. Não se poderia compensar horário, era contra as regras da Diretoria. Trabalhava-se no mínimo 8h por dia, pois a jornada era insuficiente para cumprir prazos. Se você se destacasse (tive esse "privilégio"), você ganhava mais!!! Mais atribuições, lógico! O assédio moral era institucionalizado... enfim... que bom que passei!!!

Saí. Ganho HOJE mais que lá, pois as IFES valorizam toda forma de capacitação em que você esteja envolvido: acadêmica ou extra-curricular. Trabalho menos que lá, mesmo tendo várias atividades. Sou reconhecida como uma boa profissional... paraíso.

Mas e o que isso tem a ver com as empresas públicas? Bem, sabe a pirâmide de Maslow?



ANTES DAS IFES, estava no primeiro nível da pirâmide: vida no nível hard. DEPOIS DAS IFES: a vida pôde caminhar de forma ascendente, hoje considero que estou no nível amarelo. Da parte laranja, estou em débito tão-somente com a parte das dívidas, mas "isso também passará". Com nova vida, vieram novos horizontes e caminhos. Hoje, não preciso matar um leão por dia. Hoje já posso pensar na vida que quero amanhã, Non Dvcor Dvco, lembram?

E é por isso que penso hoje nas amadas, idolatradas, salve, salve empresas públicas: pra alcançar a parte verde, pois eu fui capaz de algo grande (minha auto-estima e sensação de conquista pessoal melhorará) e a parte azul, uma vez que realizar minhas ambições e propósitos de vida ficará mais fácil.

Para isso, mudei minha estratégia de estudos: antes, estava tentando passar como psicóloga, um trabalho semi-impossível (isso tá certo assim?) e agora comecei uma nova graduação - dois passos pra trás, pra dar 3 pra frente. Vai demorar mais? Sim. Há a certeza de passar? Não, mas isso não me impedirá de tentar. Um dos destinos do colchão de segurança será o pagamento de BONS cursos - cursos baratos não valem o investimento... mas eram os únicos que eu podia pagar na época das vacas magras... vou investir em mim! Vou conseguir! El rei Troll já me alertou uma vez que já viu muitas mulheres tentando passar num concurso de ponta sem sucesso. Minha resposta será minha vitória. Daqui a 4 anos, retomaremos esse assunto ;)

Um beijinho

7 comentários:

  1. Maria Bufunfa, qual curso de graduação vc está fazendo? Abraço! BAGUAL.

    ResponderExcluir
  2. Senh(a)(ita) Maria,

    Se eu li direito o sua postagem, você está tentando uma nova graduação correto? Por que ao invés de iniciar uma nova graduação... Você não tenta fazer um mestrado na área que gostaria? Explico... Quando você tem duas faculdades, normalmente o que as empresas fazem é olhar aquela que eles estão precisando mais... Um exemplo, é formada na área de TI e em administração. Eles irão contratar você como graduada em TI OU em administração. Infelizmente, a grande maioria das empresas olha neste panorama.
    Agora, se você fizer mestrado, a coisa muda muito, porque você é... digamos, mais especializada :)

    Pense a respeito :)

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já pensei, Uta, mas não conseguiria um cargo de Administradora na Petrobrás sendo graduada em Psicologia, ainda que tivesse mestrado em Administração, sabe? Foi por isso que optei pela graduação mesmo.

      Excluir
  3. Que órgão horrível é esse anterior?
    Também é da esfera federal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é estadual, mas não citarei nomes para me preservar, ok?

      Excluir
  4. Vários cargos da Administração Pública Federal - Carreiras Típicas de Estado TCU, BACEN, PF, RF, MDIC, MPOG, Agências Reguladoras + estabilidade...com salários nos 15k precisam apenas de uma gradução. Sou graduado em Matemática e hoje sou Auditor da Receita Federal...e tenho colegas formados em cursos EAD de curta duração 2 anos...

    ResponderExcluir

Pense antes no que vai escrever, para não magoar meu coraçãozinho. Anônimos, deixem ao menos um nome. Se começarem a bagunçar muito, vou restingi-los, para preservar minha sanidade.