21 de janeiro de 2016

Art. 46, da Lei 8.112/90

Olá, amigos!!!

Como vocês sabem, sou servidora pública federal. Ocorre que, trocando de cargo dentro da mesma instituição (via concurso, frise-se), acabei acumulando 2 meses de salário (que informei que era indevido ao setor de pagamentos à época). 

Acontece que AGORA, mais de 2 anos depois, fui chamada para prestar esclarecimentos e tomar ciência dos cálculos. Tudo simples e tranquilo. O débito será descontado de meu contracheque na ordem de 10% do vencimento e o IRPF que paguei a mais na época (teve isso, óbvio) será ressarcido.

Daí nasce a importância de estar em dia com as contas. Quando recebi aquela bolada, estava devendo a todo mundo e foi uma maneira que encontrei de ir quitando aos pouquinhos as dívidas que já eram devastadoras, enormes. 

Hoje irei ressarcir a União. Hoje não devo a ninguém. Estou tranquila e 10% do meu vencimento não me fará tanta falta (diminuirei os aportes, mas não vou deixar de comer, por exemplo).

Sigo feliz, por estar limpa, por ter um colchão para emergências, por quitar isso ao longo do ano e por ver que os mecanismos de controle de verbas funcionam (ao menos no meu órgão).

É isso...


10 comentários:

  1. Parabéns! espero em breve poder dizer o mesmo! Não sobre o acúmulo de salários. hahahah

    ResponderExcluir
  2. Olá, Maria Bufunfa! Também sou servidor público federal e estou começando este ano de 2016 a investir em tesouro direto, ações e, talvez, FIIS. Já pensei em criar um blog também para me disciplinar, mas até aprender como fazer um blog leva um tempo e é isso que me desanima. Estou ficando muito preguiçoso. De qualquer forma, sucesso para você nos seus investimentos e no concurso em que você vai prestar.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Somos um casal de servidores também, nas esferas Federal e Municipal.
    Gostaríamos de saber suas impressões sobre seus colegas de trabalho... como os servidores do seu órgão lidam com $? Tenho a impressão de que a estabilidade no serviço público não estimula a busca pela formação de patrimônio. Qual a sua impressão? Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Honestidade e consciência limpa é tudo, Maria. Parabéns pela atitude.

    ResponderExcluir
  5. Oi MB, depois de ler o seu blog tive motivação para finalmente criar o meu. Espero que você volte a postar qualquer dia :)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelas conquistas no campo financeiro e pela honestidade como servidora pública.

    ResponderExcluir
  7. Parabens!! Postei minha evolucao patrimonial entre janeiro de 2013 e julho de 2016. Tamo junto. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Ela desistiu do blog? não postou mais e nem responde a galera.

    ResponderExcluir
  9. LIXO 2016 PETISTA


    2016 está acabando... Mas reflitamos profundamente. Eis:


    Na música brasileira temos a baixa-cultura corroborada pelo PT nesses 13 anos. O atual lixo cultural do Brasil petista.

    DILMA é um produto a ser consumido e comprado (mesmo que sem dinheiro). Um produto tal qual um "Danoninho©", produto esse industrial, com sedutoras fotografias de suculentos morangos externos (naturalmente que não física e materialmente internos!). Pegando na real o consumidor pela imagem mítica e não pela realidade interna.

    «Coração-Valente©» (até Lula sabe! Não sejamos bobos): tal qual a frase mítica do Danoninho© que "vale por um bifinho", também a pupila de Lula utiliza-se de um simulacro mítico que não reflete o "interior do pote"; a saber: a incapacidade dela de governabilidade, péssima articulação política (Maquiavel), horroroso projeto econômico de fiasco a pino, e ineficácia republicana, fraude. ¿O que adianta, então, afinal, o mito publicitário engana-trouxa de «Coração-Valente©»? Adianta nada!

    E, complexando um pouco [não precisava...; mas vai aí], que discursa assim: «(...) não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.». Esse é o ver-da-dei-ro Coração-Valente© dos anos 60... Ponto final.

    Eis aí a utilização de clichês publicitários míticos para pegar o eleitor pelas VÍSCERAS: acertados, mas, verdadeiramente, engana-trouxa... A minoria escapa da artimanha, da burla e da ilusão petista.

    Verdadeiramente, a VIGARICE & picaretagem é a POPULARIDADE DE MITOS como a MITOLOGIA do «Coração Valente©,»… Um produto a ser vendido e comprado pelo eleitor, devido apenas ao vazio do mito.

    E, também, por outro lado, o problema é a SUAVE & disfarçada truculência do PeTê… Repare:
    É evidente que o Petismo se utiliza de técnicas das mais brilhantes de publicidade; brilhantes, mas embusteiras.

    ¡Jamais 1 Danoninho© vale por um bifinho!

    P.S.:
    ¿Como identificar um petista? Simples! Pela escrita. É singelo e sem enfeites. Veja:

    Amam o FHC (de maneira enrustida), a toda hora estão a falar no velho...

    E, mais singelo, amam o PSDB à distância -- não chegam perto, a longos 13 anos, falam sem parar no partidinho com rigor acadêmico, análise e tudo... São loucos inconscientes para ter como 2ª mulher ou amante o PSDB... Amor enrustido.


    [Obs.:
    Na música brasileira temos a baixa-cultura corroborada pelo PT nesses 13 anos. O atual lixo cultural do Brasil petista. A breguice, cafonice, baranguice e o kitsch do Petismo].

    = FIM =

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde!
    Realizei um mapeamento dos blogs desativados da finansfera...
    http://abacusliquid.com/finansfera-timeline-2/
    Pretende reativar em algum momento?
    Até!

    ResponderExcluir

Pense antes no que vai escrever, para não magoar meu coraçãozinho. Anônimos, deixem ao menos um nome. Se começarem a bagunçar muito, vou restingi-los, para preservar minha sanidade.