7 de maio de 2014

Mulher gosta é de dinheiro

Desde que trabalhei num órgão público voltado para as políticas de gênero, venho estudando sobre feminismo, generalizações e assuntos afins. Não vou me alongar muito aqui, pois o foco não é a polêmica - não muita -, haja vista que estou no meio dos Tutubarões da blogosfera.

Li vários blogs de mulheres que começaram a investir, pararam (por medo da exposição, por questões pessoais, por já não gostar do tema e/ou se interessar por ele, por ter achado perda de tempo, etc.).

Li vários blogs de homens que afirmam que as mulheres de suas vidas (mães, irmãs, esposas, namoradas, chefes, amigas, vizinhas, ex-namoradas...) ou são gastadeiras e que não podem ver nem um real sobrando que pegam E gastam (80% dos casos), ou estão se reeducando para não mais gastar sem pensar (18%) ou que realmente são centradas, mas a custo de ter se ferrado muito na vida ou na infância (2%).

Já senti com os comentários o peso de algumas generalizações acerca do tema Dinheiro e Mulher: ora dizem que não sou mulher, pois mulher que só tem 1 cartão de crédito e quer consertar suas burradas financeiras não existe, ora dizem que o blog não vai vingar, haja vista que muitas tentaram, mas poucas permanecem no ar por muito tempo, ora que qualquer coisa que eu poste não terá qualquer credibilidade por ser mulher.

Já vi gente postando que, na escala de dificuldade da vida, ser mulher era o nível easy da parada... Tá bom... nasceu mulher, as portas das oportunidades se abrem para você instantaneamente... ok... vou dar lenços de papel para essas pessoas e contar o meu dramalhão mexicano digno de Óscar. Minha vida não foi, nem é fácil. Nem de longe... Pobre coitado que escreveu isso. Perdeu uma leitora, ahaha.

Já me senti irritada, já dei risada e o que sinto hoje é que consolidar o blog será mais um desafio em meio aos N desafios que já carrego nas costas (mas antes isso, que nem isso... pois só me fortaleço com as vitórias ;))

"Mulher gosta de dinheiro e quem gosta de p*** é bicha"

Devo ser uma mulher-bicha, então, hehehe. 

Tirando o mérito sexual da questão, digo que realmente gosto de dinheiro. É bom, já me deu 545462 cacarecos, me levou para 84212 lugares, pagou 241456 passeios/livros/comidas que me fizeram felizes, até quebrar, perder, gastar, acabar. Gosto, sobretudo, do MEU dinheiro: nunca gostei de ter as contas pagas, sair na aba, ganhar vantagem em cima de ninguém, sobretudo homens. Por quê? Primeiro, serei taxada de N rótulos por isso, o que é escroto; segundo, me sinto como se estivesse devendo favores (não existe almoço grátis?); terceiro, eu trabalho porque quero, então pagar contas ou presentes são gastos que estarão previstos nesse fato; quarto, porque eu quero construir fortuna, e não se apropriar de uma que esteja "dando bobeira".

Gosto de homens que trabalhem. Não sei como me sentiria ao lado de alguém rico, tendo em vista toda esse discurso besta que homens e mulheres (decadente, isso) bradam por aí. Gosto, aliás, de ganhar um tanto a mais, para provar que eu sou suficientemente independente sem ele e que juntos somos mais (ok, hoje estou na titica dos pombos, mas isso VAI passar).

Não quero um casamento "tradicional". Nem filhos.

O dinheiro não gasto com casamento (100 mil) e filhos (700 mil, cada) usarei:
1. para fazer mestrado e doutorado até o cérebro explodir, por prazer de estudar mesmo, fora as especializações, cursos de reciclagem, de línguas, para aprender instrumentos musicais (piano, sax, guitarra, gaita...), grupos de leitura, aulas de teatro... o cérebro tem 100 bilhões de neurônios, gente ;)
Quero manter a empregabilidade alta AINDA QUE seja empregada pública (já terei saído da Administração Pública Direta quando isso começar a rolar). Estagnar, jamais!!! 
2. para deixar o canto que eu moro o mais funcional possível, para que seja fácil e barato de limpar, manter e conservar. Nada de cacarecos. Quando se mora sozinha, você percebe que excesso de frufrus atrapalha demais a limpeza, a organização e o ambiente tende a ser mais bagunçado...
3. para fazer algumas benfeitorias voluptuárias, tanto físicas, quanto cursos e workshops, afim de manter a atenção do moço escolhido, a autoestima na estratosfera e pra me sentir bem perto desse juventude que já vem com silicone de fábrica, ahahaha.
4. para doar: não dinheiro, pois não sou otária, mas fralda geriátrica, insumos hospitalares, cesta básica e essas coisas, além de doar meu tempo. Quero usar meu diploma de Psicologia pra fazer alguma diferença na vida dessas pessoas.
5. para viajar e conhecer o mundo - começando pelo estado do Rio, depois Brasil e depois mundo ;)
6. ... hão de surgir coisas para se fazer ;)

É isso. Gosto de dinheiro: do MEU dinheiro. Com ele, poderei fazer muitas coisas legais (para mim). O céu é o limite. Foi por isso que resolvi encarar meu problema de frente.

A blogosfera tem me ajudado muito, ora por perceber que tem gente estranha que não gosta de consumir desenfreadamente, ora porque eu aprendo com o erro dos outros, ora porque eu aprendo com os acertos dos outros, ora porque estamos todos juntos, não importando o meio, nessa caminhada rumo ao primeiro milhão, à Independência Financeira, a uma vida mais confortável, etc.

Vamos todos juntos, de mãozinhas dadas :)

Um beijinho

38 comentários:

  1. Vc tem muito a aprender na BLOGOSFERA. Só nao esqueca que seu foco principal deve ser o de dar a volta por cima e se consolidar na Vida. E nao consolidar seu Blog. Não se sinta na obrigação de dar satisfações qdo alguém diz que vc é isso ou aquilo.
    Por exemplo: Uma dama não precisa ficar provando que é uma dama. As suas atitudes mostram quem realmente ela é.
    Então saiba filtrar tudo o que vc lê por aqui. O que não falta são blogs excelentes com muitos conhecimentos pra acrescentar na sua vida. Sempre encontrarás gente lesa e burra que vai vir aqui te dizendo que mulher é isso ou aquilo. Aí eu Repito: Não dê pra isso o mesmo Ibope que vc deve dar pra coisas que realmente importam.
    Abracos e sucesso.
    simpleseprospero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SP, excelente. Acho que é por aí mesmo.

      Muito obrigada pelas palavras :)

      Preciso parar de me afetar à toa.

      Excluir
  2. Os "machões" da blogosfera de finanças (se é que isso existe) vivem num mundo surreal, onde todas as mulheres são putas e interesseiras.
    Se vc disser que sua esposa/noiva/namorada não o é, pronto. Vc logo é rotulado de o babaca, cornão, inocente etc.
    Enfim, um monte de criança ou adulto com mentalidade de criança que vivem falando de real, mas...... tudo virgem e pobre.
    O dia que levarem uma surra de sexo, vão casar de imediato.
    kkkkkkk

    Gostei do texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente ponto de vista. Pobre daqueles que têm uma companheira na blogosfera. Acham que todas querem casar pra gastar e/ou ficar com tudo no divórcio. Essa eterna guerra dos sexos não leva ninguém a lugar nenhum.

      Precisamos coexistir ;)

      Excluir
  3. fisicamente, qual a sua nota? de 0 a 10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não tem vergonha não Cardoso?

      Excluir
    2. hehehe... Não me ofendi não... só não sei se era a resposta que ele queria, ahaha

      Excluir
    3. Eu sabia que era uma dessas gordinhas marrentas que falam alto e gostam de provar o tempo todo que são melhores que os outros.

      Excluir
    4. eu disse que sou feia, não que sou gorda, troll... são instâncias diferentes, hehehe. Existe muita mulher de 52kg feia.

      Excluir
    5. posta uma fotinha sua sem cabeça que tal??? vamos analisar!!!

      Excluir
    6. uma média desses corpos

      http://i1.r7.com/data/files/2C95/948E/3A98/639A/013A/9923/264C/7196/celulite.jpg

      e a cara de burro quando foge, ahahah

      Excluir
    7. Cara de "nem". Algo entre Geyse Arruda e Tati quebra barraco

      Excluir
  4. Realmente, a maioria das mulheres gostam é de gastar dinheiro. Minha namorada é uma delas. Tá certo que ela guarda o dinheirinho dela todos os meses mas não pensa 2 vezes antes de comprar um vestido novo ou ir no cabeleireiro e resgatar aquilo que ela havia guardado no mês anterior rs. Ficou claro pra mim quando falei com ela sobre finanças, ela não tem muito interesse. Quando falo num valor xxxx ela fica super contente mas quando falo que posso chegar neste valor daqui 2 ou 3 anos, já responde: MAS É MUITO TEMPO!!!

    Depois desta, não falo mais de finanças com ela. Só quando ela puxar assunto, que eu acho que vai ser difícil!

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... pra algumas pessoas é realmente difícil. Tento conversar com o meu pai, mas ele não arreda o pé!!! Enquanto houver saldo na conta, ele vai lá e faz mais uma comprinha... Cabe a mim tentar enriquecer, ahahaa

      Vamos seguindo com nosso plano. Acredito que melhor que falar é dar o exemplo. Quem sabe um dia eles não mudem?

      Excluir
  5. Muito bom MB! De uma forma geral, as mulheres ainda são mais consumistas que os homens sim... mas é cada vez mais comum encontrarmos homens consumistas e mulheres financeiramente conscientes...

    As coisas vão mudando e independente de polêmicas entre homens e mulheres, penso que o equilíbrio é o alvo a ser perseguido... consumir na medida certa, investir na medida certa... fazer com que o caminho da independência financeira seja trilhado de forma prazerosa e não a pão e água, como vemos muitos por aí...

    O sucesso do seu blog não deve ser medido em quanto de dinheiro ele irá gerar, mas no grau de satisfação e aprendizado que você tem tido ao mantê-lo no ar... Pelo que você tem dito, o seu blog já é um sucesso.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os meus 3 últimos namorados, além de amigos próximos são gastadores por excelência, hehehe... mas reconheço que é uma característica dita feminina, até porque o marketing é focado nesse público.

      O equilíbrio é o sonho da minha vida, muito embora esteja mais na gana de não gastar nem 1 real em nada, haja vista a antecipação do IF... to ficando velha, hehehe

      Muito obrigada pelas palavras de carinho a respeito do blog. Estou aprendendo muito com os amigos e o blog e isso já é um grande presente

      Excluir
  6. MB, caso você não saiba, existe na blogosfera (mais nos comments propriamente dito) defensores de um negócio absurdo chamado MOVIMENTO REAL. É a coisa mais estúpida que já ouvi na vida... não vou te explicar aqui, é melhor ver com seus próprios olhos pra sentir o choque. Enfim, você é mulher nesse ambiente, acostume-se....

    Drink coke!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço a Real, por ser feminista, ahahaa

      feminismo, lógico, com sentido de igualdade. O que os "machos alfas da real" combatem são as femistas, mas eles não sabem a diferença entre esses 2 grupos.

      Excluir
    2. Drink Coke é o cara que engravidou a namorada sem querer e vai casar por imposição dos sogros e para dar satisfação à sociedade.

      Vou sentar, pegar uma dose de uísque e assistir essa de camarote... Kkkk

      Excluir
    3. n pow, ele vai casar por amooooooor

      que ficou mais forte depois da gravidez indesejada daew, transbordando de taaaanto amor, resolveu que, agora, vai ter q casar

      Excluir
    4. eu sempre penso e espero o melhor das pessoas, que nem você, Cardoso, e isso me fez ter muitos amigos queridos. Não me arrependo de pensar assim. Todos que me quiserem bem terão o melhor de mim.

      Excluir
    5. Troll & Cardoso que lindo o amor de vocês. Sempre juntinhos pregando esse movimento looser. O melhor disso tudo é ver o horário dos comentários: madrugada de sábado, que beleza, blogosfera&punheta. É caros, ta difícil pra vocês hein?

      Drink coke!

      Excluir
  7. MB; vc comentou no texto com relação a mestrado, doutorado. Pode acreditar, é excelente essa sua posição, por ja ter trilhado estes caminhos posso lhe afirmar com muita propriedade. Vá em frente. Abraço! Bagual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conhecimento é a melhor coisa que podemos ter nesse mundo. Eu amo estudar.

      Obrigada pela visita

      Excluir
    2. Que bom MB que vc gosta de estudar. Isso já não é meu forte de forma geral. Gosto Tb de aprender coisas novas, ver documentários e etc. Mas se de tudo isso nada for colocado em prática, de nada servirá.
      Conheci gente super inteligente que ama estudar mas que não aproveita esses dons pra colocar ao seu favor como pra passar em concurso, conseguir bons empregos, abrir bons negócios... É uma pena e um grande desperdício.
      Espero que vc continue colocando ao seu favor essas suas vontades.

      Excluir
    3. teoria sem prática é perda de tempo. Tenho implementado cada coisa nova que leio. O importante nisso tudo é o primeiro passo. Testo e, se for do meu interesse, permaneço praticando, heheh.

      Às vezes dá preguiça, mas já me conscientizei de que não adianta nada só ler passivamente.

      Excluir
  8. - Minha vida não foi, nem é fácil
    - nunca gostei de ter as contas pagas
    - eu trabalho porque quero

    hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Generalizações são um câncer social. Ninguém é obrigado a se enquadrar em qualquer característica que seja.

      E não é só eu, minha irmã e várias amigas são assim também.

      Excluir
  9. Muito bom tem uma moça investidora no blogosfera.

    BETO FISCAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não invisto, mas hei de começá-lo no mais tardar em janeiro.

      Por enquanto, estou no processo de quitação de dívidas.

      Obrigada pela visita

      Excluir
  10. Se vc for mulher mesmo já é uma exceção só de estar aqui falando de investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de me destacar, Uó. Já fiz isso via corporal - pintando cabelo de cores exóticas, por exemplo, pelas vestimentas, pelo nível de conhecimento e, agora, moldando minha vida financeira com minhas mãos, ainda que o senso comum diga que isso não é coisa de mulher.

      Excluir

Pense antes no que vai escrever, para não magoar meu coraçãozinho. Anônimos, deixem ao menos um nome. Se começarem a bagunçar muito, vou restingi-los, para preservar minha sanidade.