27 de abril de 2014

Minha estratégia

Ainda estou estudando sobre investimentos e a vida anda meio atribulada, por conta da venda do apartamento, faculdade e trabalho.
A princípio, tenho vontade de garantir a aposentadoria no Tesouro Direto, fazer o colchão de emergência na poupança e no TD (LTN) e, só depois, diversificar.
Abaixo, segue minha planilha de gastos hoje (meu salário tá maior porque eu recebi um dinheiro de presente), em seguida, como ficará quando eu me livrar do apertamento e alguns encargos (ainda nesse ano) e, no outro, quando eu ficar totalmente livre de dívidas (ano que vem), desconsiderando aumentos de salário.


Credores - dívidas que assumi como minhas para ajudar a outros, geralmente o meu pai (o grosso da coisa), e, hoje, meu cunhado (menos de 30 reais).
Percebem que meu aporte ano que vem, desconsiderando aumentos, tem um valor consideravel: quem não poupava nada, pois não sobrava, agora poupará mais de metade do salário!!! Sei que é pouco para o padrão da blogosfera, mas é no máximo que posso economizar, por ora.
O 13º será integralmente usado para investir e os aumentos que vierem servirão para eu assumir a conta de luz lá em casa. Meu pai ganha bem no bruto (carreiras de estado), mas é um pé rapado no líquido e eu preciso ajudá-lo, né, gente? Já não pagarei financiamento de apartamento, móveis, condomínio, IPTU, o vale transporte iria quadruplicar, fora os encargos invisíveis que sempre surgem do nada, então creio que não é mais que minha obrigação.
Na tabela abaixo, listo meus compromissos financeiros, discriminando, inclusive, meus consignados. O FIES será a última dívida a ser paga, junto com as parcelas dos cartões: os juros do FIES são menores que os da poupança e as compras parceladas não têm juros, então é melhor aportar esse dinheiro.

Já abaixo, minha estratégia financeira.

Não sei se é certa ou errada, mas é nisso que eu venho pensando.
Em vermelho, meu colchão de emergência - que ficará na poupança e em LTN (fiz cálculos e a LTN resgatada em 30 dias ainda é melhor que a poupança!!!)
Em amarelo, o grosso do meu (futuro) patrimônio, referente à minha independência financeira - o CDB é o CDB direto ou qualquer coisa que o valha em termos de rentabilidade e o NTN-B Principal de maior vencimento. Sim, eu preciso de muito pouco pra ser feliz.
Em verde, minha renda variável, que começará tímida enquanto eu estiver fazendo meu colchão e minha IF, ficando mais intensa após concluir os passos vermelho e amarelo. Cielo é só elogios e eu escolhi a CCR porque vive aumentando a tarifa, essa danada. Pus 2 índices, por preguiça de ler e aprender sobre ações hoje... mas muita coisa pode mudar quando eu resolver investir nelas :)
FII/LCI são aplicações que demandam estudo e só investirei se ainda for bom quando eu já estiver bem estabelecida nos passos vermelho e amarelo.
Tudo, em valores descontados de juros, dará a soma de 316 mil reais. A tabela que vem abaixo só será considerada quando eu estiver lá, ai, que emoção, nas empresas públicas de grande porte: BNDES, EPE, FINEP (ou SEM: Eletrobrás, Telebrás, Petrobrás, etc.).

Você trocaria sua estabilidade por um emprego público? Ficou louca?
Claro, pô. Hoje!! Agora! Meus motivos:
  1. Porque a estabilidade acomoda e isso me incomoda.
  2. Porque quero trabalhar num lugar que não faltará papel higiênico, caneta, filtro de café, etc. e tenha PCs defasados, mobiliário ergonomicamente inadequado...
  3. Sonho com uma carreira baseada em mérito.
  4. Não quero me sujeitar ao teto constitucional (no meu atual cargo, jamais baterei no teto, mas deixa quieto, hehehee)
  5. Porque eu não vou ficar parada: terei alta empregabilidade, haja vista que os estudos não cessarão após a assinatura da CTPS, mas tão-somente será direcionada a outras áreas: línguas, mestrado, aperfeiçoamento, atualização, extensão...
  6. Pelos mimos. Comparo o SPF na Administração Pública Direta e Indireta (apenas as autarquias e fundações públicas) com comer num bandejão e, trabalhando numa EPE da vida, jantar num restaurante de luxo.
  7. Salário: nunca aportarei mais de 2,5 mil... já num booooooooooom emprego desses, os aportes poderão ser enormes, chegando aos 6 mil.
Só tenho motivos!!! Fiz Psicologia e é tarefa de Hércules passar num concurso desses para Psicólogo!!! Nas planilhas de contas, vocês veem que eu pus faculdade: comecei a fazer a segunda graduação em Administração!!! O ponto final é um desses cargos. Já que não cheguei pelo caminho A, o caminho B está sendo construído ;)
Na tabela abaixo, meu plano de desinvestimento, já que não quero levar meus milhõezinhos (lembram do Marcos Luque?) pro crematório, né?

O que vocês acharam? Deixem um comentário ;)
Um beijinho

64 comentários:

  1. Fala a verdade, você não é mulher.
    Foi traído pelo sub-consciente enquanto postava, usando o termo masculino.

    ..."Fiz Psicologia e é tarefa de Hércules passar num concurso desses para Psicólogo"..

    Quanto a estratégia de investimento, é sempre válido cortar custos.
    Boa sorte mermão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano que vem eu estarei gastando menos da metade do meu salário. Acho que isso já é um plano bastante agressivo. Gastar só 300 reais de cartão será difícil (já tive de pagar com metade do meu salário a conta de 1 cartão quando tinha 5). Mais muquirana que isso, só se alimentando de água, sal e energia solar xD

      Vou ligar para a minha operadora de celular para passar novamente o celular para pré-pago, pois sempre sobra crédito, logo não deve ser o plano mais adequado para mim.

      Excluir
    2. E o cargo é psicólogo, não psicóloga. Se eu fizesse um trabalho técnico, não seria "técnica" em enfermagem, por exemplo. :P

      O grande problema é que a língua portuguesa é machista: o gênero neutro é o masculino, mas você pode achar o que você quiser, ahahaha

      Poderia escrever com @ ou x para marcar a neutralidade da língua, mas fiquei com preguiça.

      Btw, obrigada pela visita

      Excluir
  2. Eu cortaria esta terapia e arrumava uma plano de internet pela metade do preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... A terapia tem ajudado bastante, viu? Antes da terapia (faz uns 2 meses) eu estava mais perdida que cego em tiroteio... Ela está me ajudando bastante, pois trabalha a linha cognitiva junto com técnicas hipnóticas ;)

      Pagar pouco pela terapia seria desacreditar a importância do trabalho que meus colegas realizam na sociedade e, acredite, minha psicóloga acha baixo o valor (80 reais por semana).

      A minha internet é de 15GB e é o máximo suportado na região que moro - não moro na capital -.-
      Tem também TV a cabo (a família não vive sem, infelizmente) e telefone fixo. Antes eu pagava 300 nos 3... Estou esperando chegar dezembro para ver se consigo baixar mais, mas é que a operadora não tem concorrência aqui e ela sabe disso :(

      Excluir
    2. 15GB de velocidade? Duvido! Isso deve ser 15GB de volume de dados em uma internet 3G. Ou eu estou errado?

      Excluir
    3. 15mb. Me equivoquei, ahahahah

      Não estamos no Japão xD

      Excluir
    4. Uma endividada dando TV à cabo para a família? Não faz sentido... Vai ver novela na Globo.
      Entendo a questão da terapia, mas isto é parta quem tem dinheiro para pagar... sua fase não comporta.

      Excluir
    5. É isso ou a espinha de peixe, imagem com chuvisco... meu pai já sofreu tanto, tadinho, que EU não achei justo não dar nem isso a ele. Eu não assisto mais TV. Nem série pela internet. Nem filmes no cinema. Eu prefiro cuidar da minha vida, que está passando, do que acompanhar a vida dos outros, mas ele é ele.

      São os pequenos sacrifícios que se fazem em prol da família...

      Nem à literatura tenho me dedicado: antes, estudava para concurso, agora para a faculdade, pós e cursos de extensão. Entre os intervalos, estou lendo Pai Rico, Pai Pobre, O homem mais rico da Babilônia, Os segredos da mente milionária, os blogs dos amigos, etc.

      Estou numa fase de aprender e apreender. Não tenho tempo para mais nada.

      A terapia, foi o que te disse: está me pondo nos eixos e me dando responsabilidades. Pra mim, vale como investimento de longo prazo, tal qual uma NTN-B, ações b&h, um mestrado, curso de gestão financeira, etc. É importante para mim hoje.

      Excluir
    6. MB, dispensar a terapia e passar a aportar esses 320 todo mês não seria uma boa terapia pra vc? Não se sinta na obrigação de pagar pela terapia.
      Sei que ela tem te ajudado mas por qto tempo vc ainda pretende ter esse gasto? Pois pelo que vi esse custo ainda está no seus planos pro ano que vem.
      A blogosfera Tb pode te ajudar na terapia.

      Excluir
    7. Pretendo estende-la por uns 6 anos... Não faço terapia só por questões financeiras...

      Tudo aqui dentro está bagunçado e as dívidas são só um sintoma.

      Tenho outros sintomas e a doença não será curada só com leitura, afinal de contas, se isso bastasse, ser bacharel em Psicologia teria tornado minha vida perfeita, né? xD

      A terapia continua por ser tão necessária quanto comer e respirar. Minha infância foi difícil, minha adolescência também e a vida adulta tem sido muito desafiante.

      Uma pessoa sem equilíbrio mental não terá sucesso no que quer que faça :(

      Excluir
  3. Esse planejamento é todo lindo e maravilhoso. Mas já pensou se der algum problema? O prazo é muito longo e aqui é Brasil.

    Ex. Moratória não existe risco, mas o governo pode honrar essa dívida do TD com emissão de moeda e com isso fazer a inflação disparar e levar o título ao prejuízo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade... Recomenda uma NTN-B de prazo menor então, com reinvestimento do montante, quando vier o vencimento, numa outra NTN-B de vencimento mais próximo e assim por diante?

      Eu não me preocupava com o andamento da política do governo até essa chuva de incompetência política vir. Realmente estou temendo o resultado da eleição.

      Pensei na NTN-B 35 antes da situação estar tão critica.

      Excluir
    2. Recomendaria LTF, ao invés de LTN para colchão de segurança.
      Mesmo que a volatilidade das LTNs sejam menores do que as NTN-B, devido à sua curta maturação, há sempre o risco de rendimento negativo.

      Abraço!

      Excluir
    3. Estou com medo da taxa começar a despencar... aí estou frita... 11% de taxa não seria pior que os 12,5% das pré-fixadas?

      Excluir
    4. Você disse que quer um instrumento para reserva de emergência. LTF não possui rentabilidade negativa, ao contrário de títulos pré-fixados. Geralmente destinando nossas reservas de emergência para instrumentos extremamente conservadores. A tendência de médio prazo ainda é subida dos juros.

      Abraço!

      Blog pensamentos financeiros

      Excluir
    5. Ah! Agora entendi!!! muito obrigada por me informar!! nesse aspecto, realmente, melhor ficar com a LFT mesmo :)

      Vou fazer o ajuste e quando começar a investir postarei novamente :)

      Excluir
  4. É um começo, um plano, mas há vários pontos falhos, alguma imaturidade.
    Sem problema, com o tempo vai se ajeitando.
    Primeiro corrija os erros maiores, as dividas, as despesas em excesso.
    Os ativos, os investimentos, necessitam maior avaliação. Isto tambem virá com o tempo.
    Alias, o tempo é o melhor aliado, mantenha constãncia de propósito e não desista.
    Terapia é besteira. Controle sua mente, todas as partes dela, id, ego, superego, tenha fibra, destrua para construir.
    Zen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje o foco é sair das dívidas, com certeza :)
      As despesas, cortarei até ficar com o orçamento conforme a tabela "ano que vem". Tudo que tem lá é o máximo do máximo que pôde ser cortado.

      Como falei com o Uó, a terapia foi fundamental para que eu alcançasse essa possibilidade de pensar em por a vida em ordem... antes da terapia eu vivia ao modo vida-loka. O valor que consta é mensal, sendo 80 reais por sessão e pra mim é um investimento, tal qual um curso sobre gestão financeira, uma pós-graduação ou títulos da dívida pública.
      No longo prazo, estarei mais centrada, confiante e pronta para tomar decisões melhores. Hoje eu preciso muito da ajuda da minha psicóloga.

      Ler não é o suficiente. Passei 5 anos lendo, aplicando, estudando, me formei e a desordem permaneceu.

      Excluir
  5. Nao tem como conseguir um segundo emprego ou um bico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse momento, não. Tenho a faculdade, que começará mês que vem, 2 pós, e 2 cursos de extensão. Minha vida é estudar. A rotina vai melhorar ano que vem, quando os cursos mais curtos forem sendo finalizados, mas, mesmo assim, hoje em dia é muito tempo que se perde em trânsito onde moro, então não compensaria :(

      Excluir
    2. para ajudar no meu orçamento, estou fazendo pós-graduação e 2 cursos de extensão. Eles aumentarão meu salário, mantendo-se tudo o mais constante, em 14% bruto.

      É o que tem pra hoje. Quando estiver no 6º período, o foco será nos concursos das empresas públicas e sociedades de economia mista que surgirem ;)

      aí o aumento será de mais de 70% ;)

      Excluir
  6. Alias, que faculdade e essa q custa 200,? Online?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, online. Presencial seria uns 500 reais mais caro e gastaria muito com locomoção.

      Excluir
    2. Ops q curso fazes? Sua primeira formacao e portigues nao e?

      Excluir
    3. Administração e a primeira foi psicologia

      Excluir
  7. Olá Maria! Quanto ibope hen!rs
    Parabéns por sua iniciativa. Irei add você em meu blog para acompanhar sua evolução.
    Legal este planejamento futuro, mas acredito que cada vez que você ler e aprofundar sobre investimentos suas ideias iram se aprimorar cada vez mas, e a estratégia que você tem hj será fraca amanhã, pois nossa mente sempre estará evoluindo.

    Espero que você dê uma passada pelo meu blog também.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Eu postei para buscar informações com o pessoal. Queria mais pegar algumas dicas mesmo :)

      Já mudei da LTN para a LFT como poupança e estou repensando a necessidade de se comprar uma NTN-B tão distante.

      Até começar a investir, muita coisa mudará, com certeza, e isso é bom, pois não sou inflexível, estou aqui para aprender, estou começando agora e estou ouvindo experts que não têm nenhuma necessidade de tomar vantagem em cima de mim (como gerentes de banco).

      Estou crescendo exponencialmente em matéria de finanças e isso é o mais importante para mim hoje.

      Obrigada pela visita e dicas. Passarei no seu blog sim e te adicionarei à lista dos blogs que sigo :)

      Excluir
  8. Respostas
    1. Pois é. To repensando a estratégia quanto as NTN-B. Creio que irei comprar as de 2019, reaplicando o montante nas de 2024, se a situação estiver boa na época e nas de 2035, por conseguinte, se mantiverem-se os fatos: economia estável, contas públicas em ordem, rentabilidade e etc.

      Muito obrigada pela dica e pela visita. Leio seu blog desde que resolvi mudar minha realidade financeira.

      Vou te adicionar à lista de blogs (eu devo ter esquecido na hora de montar o site, mea culpa)

      Excluir
    2. Jura?

      Nossa, estou surpreso! Muito obrigado! :)

      Já te adicionei.

      Excluir
    3. Sim sim. Nerds são minha sina faz uns anos. Fiquei interessada em saber como um nerd cuidaria da vida financeira. O ex gastava até o que não tinha com jogo e HQ xD

      Obrigada por adicionar :)

      Excluir
    4. Eu gasto uma soma considerável em HQs + Bonequinhos. Jogos pra mim sempre foram só no esquema piratex porque são um absurdo de caro. Só agora na minha viagem aos EUA que comprei os primeiros jogos originais de videogame na minha vida, antes disso só alguns jogos originais de PC, porque estes não são tão caros.

      Excluir
    5. Se o ex fosse fazer um blog de investimentos, colocaria os bonecos da Marvel/DC, encadernados e jogos originais como Ativos, ahahah...

      Ele sempre dizia: sabe quanto isso vale se eu resolvesse vender no pacotão? Iria ficar rico!!!
      Mas ele nunca vendia.... nem creio que um dia fará isso, eheheeh. Ele tem espírito de acumulador. A sala e o quarto já estavam cheios de tranqueiras quando entrei na vida dele. E elas chegaram primeiro.

      Acho que o importante é ser feliz com o que tem e ir atrás de uma vida melhor. Ele parou na primeira parte. Perdeu a ambição de mudar para algo melhor e se tornou uma pessoa que se realiza tão-somente com COISAS. As pessoas são sempre um estorvo e servem só pra sugar o tempo que ele poderia usar pra ler/jogar/ficar trocando os bonecos de posição... foi nessa que eu rodei... heheh. Acabamos tendo idéias de mundo diferentes e as discussões ficaram frequentes... Uma pena.

      Excluir
  9. Olá Maria Bufunfa - tudo bem ? Te desejo muita sorte e persistência no seu plano - tomara que você se livre rápido das dividas.

    Deixa eu perguntar uma coisa: no detalhamento das suas despesas, você menciona que o campo "credores" se trata de dividas que você contraiu em nome de outras pessoas. Eu entendi isso corretamente ?

    Desta forma, seguindo o padrão da sua planilha, eu verifiquei que o valor de R$411,53 deveria ter entrado negativo (ele está positivo). E sua situação fica ainda pior ... no final do mês, você fica com saldo R$ - 2136,56.

    Na verdade, eu tomei a liberdade de verificar a somatória dos itens que você colocou na suas dividas de hoje ... e acredito que tem algum engano. Veja só:

    Somando todas as despesas que você colocou lá, temos um total de R$5213,49. Como seu salário é de R$2665,40, temos que seu saldo no final do mês é (Receitas - Despesas) = (2665,40 - 5213,49) = -R$2548,09

    E, seguindo o Mestre Uorrem Bife - eu também acredito que, infelizmente, você terá de cortar na carne. Neste momento, TV a Cabo e Internet de 15MB são luxos que não cabem na sua situação atual.

    Eu entendo você querer dar um pouco mais de conforto para sua família; mas se eles não podem pagar pelo luxo e você também não, o ideal seria cancelar temporariamente esta despesa. Quando você tiver em uma situação um pouco mais controlada, ai você poderia voltar a assumir essa despesa.

    E, desculpe pelo tamanho do comentário, mas queria verificar se não estamos deixando passar nada e tenho mais uma pergunta:

    Se o seu salário é de R$ 2665,40 e você termina o mês com saldo de - R$ 2548,09; isso significa que você não consegue pagar todas as parcelas que você listou nas suas despesas e, seria bom você considerar os juros e multas sobre o que você não vai pagar em dia.

    Você concorda com a análise que eu fiz ou tem algo que eu não estou levando em consideração ?

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Executivo,
      O seu raciocínio está certo, mas foi porque me faltou postar o seguinte: as dívidas que essas pessoas têm comigo num 13º da vida, eu quitei as malditas e agora só tenho a receber.

      Tomei o empréstimo num banco em que tinha conta, mas quitei e encerrei a conta, o valor eu dividi em algumas dúzias de vezes sem juros para meu pai me pagar (hoje eu sei que deveria ter pedido uns jurinhos para fins didático$).

      Ao invés de ele me dar o dinheiro para eu então repassar ao banco, ele me dá e eu me livro de outros compromissos que vieram antes/depois disso. Ele terminaria dando mais de 9 mil reais ao banco. Cortei essa dívida num valor aproximado da metade e hoje ele só deve a mim, tadinho.

      Sobre a internet-tv-telefone, eu assumi essa dívida para desafogar os gastos com supermercado. Meu pai estava carregando tudo nas costas e minha retribuição foi assumir essa conta. Ano que vem, pegarei também a conta de luz.

      Não posso sair metendo a tesoura naquilo que dá prazer para quem gosto assim, de uma hora para a outra. Já me assumiu, registrou, pagou colégio, até o 4º período de faculdade, sempre assumiu a casa financeiramente até eu poder começar a ajudar, então não acho esse gasto injusto.

      Em dezembro, quando fará 1 ano de contrato, vou ligar para a operadora para negociar e reduzir o valor, mas não posso (até posso, mas acho injusto) sair cortando tudo.

      Ano que vem, por conta da venda do apartamento, vou sair da posição deficitária. A TV não será um grande problema mais.

      Outros credores: meu cunhado assina Netflix e a conta dele não permite débito automático. Ele me paga o valor do serviço todo mês direitinho... São esses pequenos favores, sabe? Esqueci de colocar isso na conta, mas já pus na planilha que uso no dia a dia.

      Esse foi meu salário HOJE, pois ganhei um dinheiro de presente, mas ele está por volta de 2,1 mil. Sobre o saldo negativo, estou vivendo na roleta do cheque especial + empréstimos para pagar empréstimos.

      Já cheguei a ter 7 empréstimos simultâneos. Isso não é vida, mas só hoje eu sei disso. Quando comprei o iPhone, etc, não pensei que não tinha condições de pagar fui lá e mandei ver. E é isso que hoje tem mudado na minha cabeça ;)

      Esse tipo de atitude hoje é imperdoável, hehehe

      Quando me livrar do apartamento, vou pagar cerca de 80% das dívidas, ficando o FIES e o saldo dos cartões (que sempre pago o valor integral e na data certa).

      Obrigada pelos apontamentos :)
      Um beijinho

      Excluir
  10. Planejamento já existe, já é o primeiro passo, agora é por em prática e muita disciplina. Tem bastante gordura pra queimar, aperte o cinto e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, muito obrigada por deixar seu comentário :)
      Decerto meu trabalho será bem extenso, mas não será deixado de lado. A liberdade tem um preço mais barato que a perpétua continuidade na corrida dos ratos

      Excluir
  11. Oi Maria Bufunfa! A partir do momento que você decidiu mudar sua situação financeira e tomar as rédeas de suas finanças, você começou a trilhar o caminho da riqueza. Uma vez no caminho, não tem volta... a partir de agora você só tem uma opção: Ficar rica!

    Bom, você sabe bem os detalhes de suas dívidas então aparentemente não faz sentido dar opiniões sobre como elas devem ser equalizadas. Você já dominou isto e já planejou como pagá-las. Então é seguir o plano. Neste ponto, a sugestão é para TOLERÂNCIA ZERO para você e para terceiros. É PROIBIDO novos endividamentos!!!

    No mais, quando chegar a hora de aportar, sugiro que vá com calma, sem ansiedade para diversificar... forme primeiro o colchão de segurança num investimento seguro (TD:LFT, LCI, LCA, CDB)... depois comece a formar seus investimentos que te levarão a riqueza... neste ponto você estará mais do que preparada para diversificar...

    Enfim, boa sorte na sua caminhada... estarei acompanhando e no que for possível conte com minha ajuda...

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IR, obrigadaaaaaaa!!!!!!!

      Excelentes dicas :)

      Não volto para esse estágio de novo em minha vida nem sob macumba, ahahaha

      Pode deixar que hei de lhe pedir dicas lá pra frente ;)

      Excluir
  12. Eu pensei que terapia era na verdade um conjunto de cabelo, roupas e acessórias que mulheres precisam comprar. Mas não, pelos comentários parece que é terapia mesmo. Não dá de verdade para cortar isso não? 300 contos fazem diferença. E onde estão os gastos femininos? No cartão?
    Fora isso, seu planejamento está bem legal. Parabéns por ter pensado nisso tudo. Dê uma estudada também nos fundos imobiliários.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou muito pouco vaidosa. Acho que um dia farei um post sobre isso. Quando quero alguma coisa, compro no cartão. Geralmente não tem a ver com beleza. Faz mais de 1 ano que não faço as unhas ou pinto o cabelo.

      Estou lendo sobre FII, mas hoje eu queria investir em ativos que não gerem dividendos, remuneração, ou qualquer tipo de ganho eventual, haja vista que eu quero me concentrar em formar logo meu plano de aposentadoria (por exemplo, a NTN-B rende uns 30% menos que a Principal, por conta dos cupons).

      Estava terminando Os segredos da mente milionária e me identifiquei com o autor nesse ponto: "Acredito que um bom orientador sempre exigirá de você mais do que você exige de si mesmo. Do contrário, por que você necessitaria de um profissional desse tipo?
      Como orientador, a minha meta é treiná­-lo, inspirá­-lo, convencê­-lo e fazê­-lo observar, ao vivo, o que o está impedindo de progredir. Resumindo, usar todos os meios para ajudá­-lo a conquistar um nível de vida mais elevado. Se for preciso, vou despedaçá­-lo e reconstruí­-lo de uma forma que dê certo.".
      É por isso que eu vou à terapia. Tenho muito o que consertar. Meus gastos são uma faceta do que acontece de errado. São um sintoma. A terapia não abafa o sintoma, ela o curará, mas isso levará tempo, como ser rica também levará tempo.

      Excluir
  13. Olha, muito bom o planejamento, mas o melhor que você faz é estudar, garantir que não tenha dívidas (pra não quebrar) e melhorar na carreira para aumentar este salário.

    Infelizmente com esta renda fica muito complicado. Não sei exatamente a sua área de atuação, mas penso que com estudo e dedicação consegue dobrar ou triplicar isso fácil, fácil. O mercado está comprador e pessoas competentes tem lugar em boas empresas. Por melhor que seja o plano, o tamanho do aporte é o que faz mais diferença.

    Vida longa ao blog!

    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho percebido isso e já estou correndo atrás para avançar na carreira no curto prazo (com as pôs e os cursos de extensão) e também a longo prazo (uma segunda graduação para passar numa empresa pública que pague bem).
      Obrigada pela visita :)

      Excluir
  14. Só o fato de vc reconhecer sua real situação já um passo Gigante para sua reviravolta.
    Parabéns MB.

    ResponderExcluir
  15. Ganhando só 3 contos por mês o negócio vai ficar meio difícil. Melhor investir esse salário numa academia e procurar a IF de toda mulher moderna: um marido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll, não sou aquelas mulheres que existem na cabeça do Pobretão, não. Minha vida é bem difícil e não tenho nada de mão beijada. Arrumar um marido rico nunca foi minha praia.

      Gosto de ver o menino funcionando. Geralmente os pobres me fazem mais feliz na cama, pois, às vezes, é só isso que eles têm e é só isso que me importa. Dinheiro é algo que gosto quando eu mesma ganho, pelos meus próprios méritos cognitivos.

      Eu escolhi o nível difícil da parada: sair da corrida dos ratos pelo esforço cerebral ;)

      Já estou investindo na minha carreira fazendo uma graduação que me permitirá ganhar por volta de 120 mil reais anuais a mais que hoje :D

      Excluir
  16. 3k/mês = 40k/ano, e você vai aumentar em 120k/ano só com uma graduação?? Me ensina essa mágica aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As carreiras típicas de Estado: atividades de Fiscalização Agropecuária, Tributária e de Relação de Trabalho, Arrecadação, Finanças e Controle, Gestão Pública, Segurança Pública, Diplomacia, Advocacia Pública, Defensoria Pública, Regulação, Política Monetária, Planejamento e Orçamento Federal, Magistratura e o Ministério Público. Salário: R$ 14.275,64

      -----
      BNDES: Remuneração inicial mensal (2013): R$ 9.182,01 (tem 13º e 14º)
      FINEP: REMUNERAÇÃO INICIAL (2014): R$ 9.491,18 (tem 13º e 14º)
      EPE: O salário básico para os cargos de nível superior (2014) é de R$ 8.445,75 (tem só 13º)

      Excluir
    2. MB,

      Aproveitando a lista, inclui Petrobras ai. O valor do salário que sai no edital é MUITO abaixo do que eles recebem no contra-cheque, e ainda tem: 13º e dissídio, auxílio para educação sua e de familiares, plr e abono de férias de 100% ao invés dos 30% normais.

      Você disse que achava muito difícil passar em concurso para psicologo. E está trocando para Administração??!?!? Vai por mim, sua troca não vai fazer ficar nada mais fácil! É melhor se dedicar ao que você já sabe, se especializar nas matérias, que você consegue sim! Tenho um amigo que está sempre entre os 10 primeiros nos concursos para psicólogo. Talvez a forma que você está se preparando que não esteja correta!

      Excluir
    3. Pelos editais que vi, realmente não havia me chamado a atenção. Dizem que trabalham muito e o ambiente é ruim. Deve ser mito, heheh

      Troquei Psicologia por Administração já sabendo que grande poderes vêm com grandes responsabilidades, hehehe.

      O risco é calculado: do que adianta passar bem se os órgãos não chamam?

      BNDES já chamou mais de 600 Administradores e mais de 250 contadores (minha segunda opção), mas só 4 psicólogos, de 2002 pra cá :(

      conversei com gente que passou nas primeiras colocações do último que teve pro BNDES e dizem que as esperanças já morreram... foi muito tempo de dedicação pra nada. Minha "sorte" foi que era meu primeiro concurso depois de formada, então sabia que não estaria concorrendo, hehe

      Excluir
  17. Sem querer desmotivar, eu via muitas mulheres entre os candidatos, lotando as salas dos cursinhos, mas pouquíssimas entre os aprovados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. elas são elas, eu sou eu ;)
      Já tenho a vivência, já sei o caminho. Agora é a hora de montar a estratégia vencedora. Quando for posta em prática, não vai ter pra ninguém :D

      Excluir
  18. Maria Bufunfa,
    Parabéns por ter acordado a tempo e estar recuperando o terreno perdido!
    Você vai conseguir, pode ter certeza.
    O maior desafio das "meninas" é evitar gastar com roupas, mas dá pra controlar bem, se você colocar o seu propósito como prioridade. Ninguém vive sem gastar, mas dá pra "fazer bonito" com bem poucos gastos.
    O mais importante agora e debelar todas essas dívidas e fazer novas. Ideal (eu fiz isso) é esquecer os cartões de crédito (na verdade eu paguei todos os que tinha e os cancelei. Fiquei apenas com um para eventualidades).
    Seu plano de investimentos acho que está bacana para o início. Quando você tiver acumulado uma reserva em poupança ou renda fixa, comece a pensar em ações e considere incluir os dividendos como uma fonte perene de sua independência financeira. Acredite, dá certo.Aprendi depois de muitos anos, que sem investir em ações, é muito difícil ficar rico. Não é a toa que no patrimônio dos milionários, há sempre uma parcela considerável de ações, que não são usadas para especular, mas gerar dividendos.
    Tenho uma amiga muito próxima que conseguiu dar a volta por cima: pagou as dívidas, adotou estilo de vida frugal e hoje ela tem +/- 600 mil investidos e não deve um centavo a ninguém. Quem olha pra ela andando em um Ford Fiesta 2006 (pago a vista), de jeans Renner e camiseta simples, não diz que ela está a um passo da independência financeira. Ela diz que não liga a mínima pra opinião dos outros, pois ninguém vem as contas dela e diz que "status" é pra classe média deslumbrada que vive afogada nas faturas do cartão de crédito...
    Vá em frente! Um passo de cada vez e você conseguirá.
    Tempo para Viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um armário abarrotado de roupas, mas que não necessariamente fui eu quem comprou. Costumo usar sempre as mesmas coisas, então estou sempre doando. Mesmo assim, continuo ganhando, ehehe... nunca fui fascinada em comprar roupas... as últimas foram calças jeans, pois estavam muito ruins - tinha desde a adolescência -, mas não gosto de ficar olhando vitrine não...

      Hoje eu só tenho 1 cartão mesmo... foi difícil escolher entre eles, mas fiquei com o que não tinha anuidade. Não tenho dinheiro pra sustentar o Huck ou o Giane, né? Mas pago as contas das compras parceladas que fiz... o bom é que o valor é sempre decrescente, heheh.

      Pretendo começar pela RF mesmo, pois, se começar a perder dinheiro na RV, posso entrar em pânico, ahahha

      essa sua amiga sou eu no futuro. Desde o ano passado tenho começado a mudar minha concepção sobre esses gastos e hoje vejo que não valeu a pena.

      Obrigada pela visita e colaboração :)

      Excluir
  19. Moça, você se formou em psicologia e ainda assim faz terapia? (desculpe a intromissão, fiquei curioso)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, José.

      Fiz faculdade e aprendi a teoria, mas isso não resolve meus problemas práticos. Só ler não mudará minha vida, nesse caso.

      A Psicologia Clínica se baseia em 3 pilares: Terapia, teoria e supervisão. Eu só fiz a teoria. Sem terapia, não "conserto" as coisas por dentro, as idéias permanecem fora de ordem. A supervisão é necessária para a pessoa com a teoria abrir um consultório. Não foi o caminho que escolhi.

      Optei pela Psicologia Organizacional.

      Obrigada pela visita.

      Excluir
  20. Maria, você criou o blog por recomendação do terapeuta? Minha namorada andava mal tempo desse e procurou um aqui de SP, na primeira sessão ele recomendou que criasse um blog para desabafar e interagir. Não criou o blog nem foi mais pro terapeuta, para piorar teve de me dar razão, hahaha.
    Sou contra terapia, acho pilantragem, como homeopatia. Aliás, existe um método que considero válido: a Logoterapia, do Viktor E. Frankl, você conhece? Infelizmente nossas universidades só dão atenção para delírios freudianos.

    Frankl trabalha em cima do vazio existencial. Segundo ele as neuroses não surgem de problemas sexuais ou de relações com os pais, surgem da falta de propósito para a vida. É muito bom. Caso você não conheça, dê uma olhada no livro Em Busca de Sentido, é pequeno e tem em PDF para baixar por aí.

    Boa sorte e perseverança com seu projeto. :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não foi por conta da terapia, mas seria uma boa forma de intervenção. Criar um blog te força a ler sobre o que vai escrever e cria insights ótimos!!

      Estudei Frankl na faculdade também.

      Cada autor tem sua importância dentro da Psicologia. Infelizmente o senso comum ficou fixado no Freud, mas há N outros tão bons quanto.

      Gosto mais da linha cognitivo-comportamental, de Beck e Rangè, por exemplo.

      Definitivamente discordo da parte da pilantragem, etc. Existem muitos profissionais sérios e generalizar é muito prejudicial :(

      Excluir
  21. MB, para ser Fiscal Não precisa ser formado em Administração, Contábeis ou Direito...só precisa apenas uma graduação a qual vc já possui...sou Auditor Fiscal da Receita Federal e graduado em Matemática...tenho colegas formados em Comércio exterior, seg. pública...cursos EAD...e hj AFRB....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a carreira não me atrai... nem a área de fiscalização nem a policial :(

      Excluir
  22. Oi MB, tudo bem?
    Vou parar de sugerir para você largar a terapia... apesar do gasto elevado, deve ser muito importante para você. Então, deixa quieto...
    Em relação ao seu planejamento, eu consideraria mudar a formação do colchão de segurança. Não vejo motivo nenhum para colocar dinheiro na poupança... não tem desculpa para manter qualquer valor em uma aplicação financeira de tão baixa rentabilidade. Outra questão são as LTN's... o colchão de segurança deve ser formado por investimentos seguros, de baixa volatilidade, boa liquidez e com o máximo de rentabilidade possível... acho as LTN's excessivamente voláteis para o objetivo de manter um colchão de segurança... Por isso, minha sugestão é que os 13k sejam aportados em LFT's.
    Em relação ao CDB, entendo que este item deve ser tratado como Títulos de renda fixa, podendo ser desmembrado, de acordo com as rentabilidades da época, em um ou mais tipos de título como RDB, CDB, LCI, LCA, LC, etc... correto?
    Por fim, eu deixaria DIV11 com 10k e passaria o grupo FII para 32k. Assim você teria uma carteira mais equilibrada com 36k em ações e 32k em FII's...
    Bom, por hora é isso... e torço para que você consiga cumprir seus objetivos e evoluir no seu planejamento de vida...

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse post me ajudou muito a amadurecer... ainda estou em fase de adaptações, mas LTN é algo que não irei investir, IR... e isso por causa da minha explanação e ajuda de vocês, que são mais experientes

      Excluir

Pense antes no que vai escrever, para não magoar meu coraçãozinho. Anônimos, deixem ao menos um nome. Se começarem a bagunçar muito, vou restingi-los, para preservar minha sanidade.