4 de dezembro de 2015

Consolidado do mês - dezembro

Olá, amigos!!!

Um ano se acabando... Um grande ano, sem dúvidas!!!

Foi nesse ano adquiri as ferramentas que me possibilitaram a sair do buraco: paguei as minhas dívidas, defini um objetivo na vida e mudei minhas impressões sobre dinheiro, enriquecimento e investimentos.

Minha evolução: do vermelho ao azul



Apanhado financeiro do mês:


Mês passado comprei 17 ações de uma empresa equipamentos elétricos e mais 2 FII: banco e fundo de CRI. Esse mês será um lote de AMBEV e poupança, tão-somente, totalizando ações de 5 empresas e 3 FII. Pretendo juntar uma grana pra pagar um curso bem caro (meu cartão de crédito nem tem esse valor todo :P). Segue o extrato do Portal do Investidor. TD: valor não é líquido, infelizmente.



Mês que vem irei começar a desfazer a minha posição em Tesouro Direto (100% alocado na SELIC, justamente para não sofrer TANTO a marcação a mercado), uma vez que ele será destinado aos estudos para concurso que irão se iniciar em janeiro. Comprei muitas coisas que faltavam no cartão e a fatura virá farta, hahaha. Adquiri curso para melhorar foco e aprendizado (tenho TDAH, mas isso nunca me impediu de passar em concurso (onde estou, é o sexto êxito), mas vamos melhorar a massa cinzenta, né?), mobiliário, artigos de papelaria/escritório, notebook e agora preciso montar/configurar tudo.

Quando a fatura fechar, vou cancelar o cartão e só usarei dinheiro: o objetivo é passar o mês com 100 reais. Isso não é fácil agora, mas será no futuro, já que a vida social tenderá a zero. Só verei 1 amigo ou grupo de amigos por mês. No mais, ainda tem a minha família e Bebeto e Paula <3

Nesse fim de ano estou gastando mais que devia mesmo, mas é porque a época das vacas magras virá e não será nada agradável. Estou comemorando a minha estabilidade e vendo todas as pessoas que consigo. Quero lembrar desses momentos com carinho, pois aumentarão o meu empenho para estudar, pensando que a vida foi boa e poderá vir a ser, assim que eu passar na prova. O objetivo é gabaritar saporra!!!

Terminei a pós-graduação!!! A segunda graduação está na metade e a vida acadêmica agora será um marasmo, graças à deusa. Não quero pensar em mestrado, nem nada nessa área mais. Foco nos estudos, totalmente!!!

O 13º me ajudará um bocado!! Aporte gorducho! Pena que ano que vem já não começo com aumento, mas vida que segue. Pelo menos, eu ainda recebo, ao contrário do pessoal do Estado. Esse fato me deixa ainda mais convencida de que uma reserva é sempre necessária, sendo ou não funcionário público. Falando nisso, cheguei ao fim do meu estágio probatório!!! Agora sou estável!!! Isso me faz planejar as coisas com mais calma e diligência.

Abaixo, deixo essa música natalina, tocada pelo Kenny G. Por não ter letra, sempre gostei dela e tal. Acho romântica e sensual, como a minha vida tem sido, heheheheh.

Boas festas a todos os amigos da blogosfera!!! Até ano que vem!



11 comentários:

  1. Boa Bufunfa, ano que vem sera melhor para nós.

    ResponderExcluir
  2. Até ano que vem, Maria! Seus posts me inspiram muito! Boa sorte pra você nessa empreitada de estudos e, de vez em quando, nos atualize das suas conquistas, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que vou sossegar nos estudos acadêmicos, vou poder respirar melhor. Tenho uma dezena de artigos no rascunho que pretendo terminar e espero fazer 2 por mês ano que vem

      Obrigada pela visita, flor :)

      Excluir
  3. Bom o segredo é gastar menos do que ganha. Dinheiro não respeita a falta de educação financeira. Feliz natal Maria Bufunfa.........

    ResponderExcluir
  4. Kenny G, mto bom!
    Tbm quero fazer reformas no meu mobiliário para estudos/home office.
    Rumo à toga! :)
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela sua evolução. Pelo que entendi você reduziu sua dívida de 47,5k para 13,5k, correto?

    IPV

    http://investirparaviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi MF! Temos muito em comum, também sou servidor federal e estou endividado, mas buscando arduamente mudar isso e me identifiquei muito com seu blog! Estou montando uma lista de blogs parecidos com o meu, não só de investimento, mas de eliminação de dívidas e gostaria de adicionar o seu!

    Grande Abraço!

    http://diariodoendividado.wordpress.com

    DdE

    ResponderExcluir

Pense antes no que vai escrever, para não magoar meu coraçãozinho. Anônimos, deixem ao menos um nome. Se começarem a bagunçar muito, vou restingi-los, para preservar minha sanidade.