30 de abril de 2014

Maldita Hotmart

Eis que você vê uma chamada interessante na internet. Clica. Vê o vídeo e se dá conta de algo muito importante. Embaixo dele, um campo para você colocar seu email e receber mais informações, afinal de contas, você só viu a ponta do icebergue.

Põe e-mail, cadastra, confirma! Você agora está inscrito no seleto grupo de pessoas que terão acesso aos segredos acerca de ______________ (coloque o assunto que você tem mais vontade de saber/ entender /aplicar).

Alguns, não fazem apenas um, mas 4 vídeos, de periodicidade semanal e quando você chega no último vídeo, você não se aguenta mais de tanta ansiedade e c* doce do seu "mestre". Aquele produto vai revolucionar sua vida! Você pode escolher 2 caminhos:

1. Ignorar e permanecer no seu labirinto dentro da caixa e sem perspectiva nenhuma de ser bem sucedido na vida ou
2. Aproveitar essa oportunidade ÚNICA para poder ser mais ______________ (acrescente a característica que deseja ter).

"Vamos te dar um prazo curto, pois estamos doidos pra começar a mudar a sua vida!

Lembramos também que as vagas são LIMITADÍSSIMAS, pois não queremos que os alunos/ aprendizes/ trouxas sejam mal acompanhados. Vamos construir o seu destino do 0 e você não vai se arrepender. 

Sei que você pode estar com medo (quem não teria?), mas lhe daremos uma garantia, ora pois!!! São 30 dias de garantia. Se você não virar o pica das galáxias em ____________ (acrescente a característica que deseja ter), devolveremos o seu dinheiro, pois não se trata de dinheiro!!! Não estamos querendo o seu dinheiro, mas tão-somente ajudar no desenvolvimento das pessoas/do país/do mundo, pois temos uma missão muito maior que ficar rico replicando vídeos, textos e comentários dentro de um ambiente fechado e pago. Você não terá nenhum risco nesse negócio!!

Antes de falar de valores, antecipo que estamos dando um super desconto nele, pois acreditamos no poder de nosso produto e na sua satisfação em comprar conosco. Somando todos os 52628 bônus, as horas de estudo e trabalho que despendemos para finalizar um produto profissional e de primeira necessidade (que você não tinha antes de assistir aos 4 vídeos), nosso curso teria seu valor, por baixo, em uns 5 mil reais, mas, como essa é a nossa primeira turma, daremos um desconto para você, que nos acompanhou, saindo por apenas 997 reais, parceláveis em 12x com juros de 2% a.m.

Aproveite essa chance! Ela pode nunca mais voltar!!!

Fuja da ignorância e vem ser bem sucedido em ______________ conosco!"

Tentado, você fala: e agora, meu padim Ciço?

E... Compra!!!!

Sente-se feliz, vitorioso, começa a ter os primeiros contatos com a plataforma interna do site, pois é só para os VIPs, e a sua vida nunca mais será a mesma!!

Peraí... Sua vida FINANCEIRA!

Bichim! Ta doido? Você se endividou por 12 meses por um curso que te prometia ensinar a se livrar das dívidas, das armadilhas do consumo desenfreado e te ajudaria a construir sua independência financeira PAGANDO JUROS DE 2% a.m. no cartão?

Agora você vai queimar gordura em x horas malhando x minutos por dia ou ganhar músculos de Schwarzenegger? Vai aprender x vezes mais rápido? Vai ter uma coach para concursos só para você por 2 meses e lhe permitirá passar na Receita, TCU ou Senado? Vai aprender inglês em x semanas, falando fluentemente? Vai aprender a cozinhar, montar um site e viver da renda dele, aprender a tocar violão ou escrever em japonês com o famoso método x? Tu é foda mesmo!!!
-------------------

Sim. Eu já comprei produtos da Hotmart. Sim, eu sou culpada. Sim, eu comprei tanto que já decorei o discurso deles e foi por isso que fiz esse post.

Agora, 1 minuto de silêncio.

27 de abril de 2014

Minha estratégia

Ainda estou estudando sobre investimentos e a vida anda meio atribulada, por conta da venda do apartamento, faculdade e trabalho.
A princípio, tenho vontade de garantir a aposentadoria no Tesouro Direto, fazer o colchão de emergência na poupança e no TD (LTN) e, só depois, diversificar.
Abaixo, segue minha planilha de gastos hoje (meu salário tá maior porque eu recebi um dinheiro de presente), em seguida, como ficará quando eu me livrar do apertamento e alguns encargos (ainda nesse ano) e, no outro, quando eu ficar totalmente livre de dívidas (ano que vem), desconsiderando aumentos de salário.


Credores - dívidas que assumi como minhas para ajudar a outros, geralmente o meu pai (o grosso da coisa), e, hoje, meu cunhado (menos de 30 reais).
Percebem que meu aporte ano que vem, desconsiderando aumentos, tem um valor consideravel: quem não poupava nada, pois não sobrava, agora poupará mais de metade do salário!!! Sei que é pouco para o padrão da blogosfera, mas é no máximo que posso economizar, por ora.
O 13º será integralmente usado para investir e os aumentos que vierem servirão para eu assumir a conta de luz lá em casa. Meu pai ganha bem no bruto (carreiras de estado), mas é um pé rapado no líquido e eu preciso ajudá-lo, né, gente? Já não pagarei financiamento de apartamento, móveis, condomínio, IPTU, o vale transporte iria quadruplicar, fora os encargos invisíveis que sempre surgem do nada, então creio que não é mais que minha obrigação.
Na tabela abaixo, listo meus compromissos financeiros, discriminando, inclusive, meus consignados. O FIES será a última dívida a ser paga, junto com as parcelas dos cartões: os juros do FIES são menores que os da poupança e as compras parceladas não têm juros, então é melhor aportar esse dinheiro.

Já abaixo, minha estratégia financeira.

Não sei se é certa ou errada, mas é nisso que eu venho pensando.
Em vermelho, meu colchão de emergência - que ficará na poupança e em LTN (fiz cálculos e a LTN resgatada em 30 dias ainda é melhor que a poupança!!!)
Em amarelo, o grosso do meu (futuro) patrimônio, referente à minha independência financeira - o CDB é o CDB direto ou qualquer coisa que o valha em termos de rentabilidade e o NTN-B Principal de maior vencimento. Sim, eu preciso de muito pouco pra ser feliz.
Em verde, minha renda variável, que começará tímida enquanto eu estiver fazendo meu colchão e minha IF, ficando mais intensa após concluir os passos vermelho e amarelo. Cielo é só elogios e eu escolhi a CCR porque vive aumentando a tarifa, essa danada. Pus 2 índices, por preguiça de ler e aprender sobre ações hoje... mas muita coisa pode mudar quando eu resolver investir nelas :)
FII/LCI são aplicações que demandam estudo e só investirei se ainda for bom quando eu já estiver bem estabelecida nos passos vermelho e amarelo.
Tudo, em valores descontados de juros, dará a soma de 316 mil reais. A tabela que vem abaixo só será considerada quando eu estiver lá, ai, que emoção, nas empresas públicas de grande porte: BNDES, EPE, FINEP (ou SEM: Eletrobrás, Telebrás, Petrobrás, etc.).

Você trocaria sua estabilidade por um emprego público? Ficou louca?
Claro, pô. Hoje!! Agora! Meus motivos:
  1. Porque a estabilidade acomoda e isso me incomoda.
  2. Porque quero trabalhar num lugar que não faltará papel higiênico, caneta, filtro de café, etc. e tenha PCs defasados, mobiliário ergonomicamente inadequado...
  3. Sonho com uma carreira baseada em mérito.
  4. Não quero me sujeitar ao teto constitucional (no meu atual cargo, jamais baterei no teto, mas deixa quieto, hehehee)
  5. Porque eu não vou ficar parada: terei alta empregabilidade, haja vista que os estudos não cessarão após a assinatura da CTPS, mas tão-somente será direcionada a outras áreas: línguas, mestrado, aperfeiçoamento, atualização, extensão...
  6. Pelos mimos. Comparo o SPF na Administração Pública Direta e Indireta (apenas as autarquias e fundações públicas) com comer num bandejão e, trabalhando numa EPE da vida, jantar num restaurante de luxo.
  7. Salário: nunca aportarei mais de 2,5 mil... já num booooooooooom emprego desses, os aportes poderão ser enormes, chegando aos 6 mil.
Só tenho motivos!!! Fiz Psicologia e é tarefa de Hércules passar num concurso desses para Psicólogo!!! Nas planilhas de contas, vocês veem que eu pus faculdade: comecei a fazer a segunda graduação em Administração!!! O ponto final é um desses cargos. Já que não cheguei pelo caminho A, o caminho B está sendo construído ;)
Na tabela abaixo, meu plano de desinvestimento, já que não quero levar meus milhõezinhos (lembram do Marcos Luque?) pro crematório, né?

O que vocês acharam? Deixem um comentário ;)
Um beijinho

23 de abril de 2014

Meus Mestres

Eis que você está no fundo do poço e não sabe por onde começar...

Meu salário está comprometido com 4 créditos consignados, os encargos de obras do meu apartamento comprado na planta e na inocência, as taxas de serviço público do mesmo, a conta de 4 cartões de crédito (3 eu já cancelei, mantendo apenas 1) e 1 de loja (penso em cancelar na próxima vez que passar na porta da loja), meu plano de saúde, 3 créditos automáticos que peguei pra conseguir fechar o mês no passado e internet.
De cerca de 2,3 mil de renda, gastava por volta de 4 mil reais, antes de começar a acompanhar de perto a minha vida financeira... Quando tomei essa iniciativa, percebe-se, caí pra trás!! Fiquei com vergonha de mim mesma e decidi, então, mudar.
Meu último gasto antes dessa iniciativa de controlar as finanças foi a compra de um tablet caro, que substituiria um outro, da marca concorrente, que comprei há menos de um ano. Uma semana após mexer no aparelho, vi o quanto fui burra e esse gasto foi desnecessário... mas era tarde...
Coloquei minha renda e os débitos em uma planilha e percebi que havia um descontrole frenético... a partir daí, minha vida mudou!!
Comecei a ler e buscar referências, daí conheci a comunidade Mude.nu, devorando o que eles tinhas já escrito sobre produtividade, independência financeira e minimalismo. Percebi que teria de dizer adeus àquela vida e passar a agir de outra maneira, para não falir.

Comprei um livro, que, para mim, foi fundamental e veio numa excelente hora: Dívida Boa, Dívida Ruim, do Jon Hanson. A partir de todas as informações conseguidas, montei meu plano de ação e comecei a agir.
O primeiro passo foi me livrar do apartamento: comprei num momento de euforia, fui enganada de todas as maneiras pelos corretores e gerentes e estou pagando o pato. Aquele que era para ser meu lar, doce lar virou meu pior pesadelo e rápido!!! Foi tão broxante todo esse processo que eu perdi a vontade de morar no empreendimento, tomando nojo da área, inclusive.

Anunciei e em 3 dias já havia conseguido umas 13 pessoas interessadas, mas também, pudera: joguei o valor dele no buraco, pois só queria me livrar o mais rápido possível, ressarcindo apenas o que já gastei, sem lucrar nada com isso. O valor foi uns 30% do valor que o mercado estava cobrando. A venda já está acertada para quando as chaves forem entregues. Enquanto isso, sigo estudando para dar a melhor destinação possível ao dinheiro recebido.
Esse dinheiro melhorará muito minha saúde (que saúde?) financeira e, após conseguir quitar as dívidas mais caras e os créditos consignados, hei de iniciar meus planos de poupar, investir e enriquecer, de forma que essa história seja um capítulo já ultrapassado da minha história.
Abaixo, listo os sites, blogs e livros que ando lendo afim de mudar as configurações da minha vida financeira. Acredito que, sem eles, eu nada seria.

Um beijinho

Sites:
Valores Reais
Mude
Além da poupança
Dinheirama
Quero ficar rico

Livros:
Dívida Boa, Dívida Ruim - Jon Hanson
Dinheiro: Os Segredos de Quem Tem - Gustavo Cerbasi
Os Segredos da Mente Milionária - T. Harv Eker

19 de abril de 2014

Apresentação

Minha primeira Postagem, êêêêêêêêêêêêêê!!!!

Nesse primeiro momento, gostaria de me apresentar: Meu nome é Maria Luiza, nasci em Piraí e atualmente moro na região metropolitana do Rio de Janeiro. Tenho por volta de 25 anos, sou servidora pública PCCTAE sofredora e, dada a atual conjuntura, quero sair da corrida dos ratos.

Eu já fui economicamente organizada um dia... mas faz muito tempo...

Hei de contar as burradas homéricas que já fiz em investimentos, para ajudar parentes e amigos e histórias que me levaram à frequentar o seleto clube dos cadastrados como devedores.

Já consegui economizar mil reais na vida, uma vitória, mas, atualmente, devo por volta de 50 mil reais... é... quem disse que "adultecer" seria fácil?

Hoje eu estou quitando essa bola de neve, a base de muito choro e vela, mas sei que vou conseguir sair do limbo e, por que não?, sair dessa maldita (tá bom, não tão maldita) rotina casa-trabalho-casa.

O que me incentivou a sair desse buraco foi a vergonha na cara descoberta de sites bacanas, como o Mude.nu e o Produtividade Ninja, do Seiiti Arata. A proposta era interessante, fui vendo, lendo e estudando e vi que era possível. 

Agora, quero me libertar dessa vida difícil, pois hoje tenho metas, que são a Independência Financeira e o crescimento pessoal.

Não estou no abaixo de zero, teoricamente: numa de minhas burradas homéricas, comprei um apartamento na planta, já que sou servidora, tenho estabilidade, etc, etc, etc e, amigo, vou te contar: são tantas taxas, encargos, boletos que me ferrei de vez e minhas dívidas entraram num taxímetro infinito... mas consegui me livrar desse elefante branco e com o dinheiro da venda eu vou sair do coma financeiro para uma vida ligeiramente doente, o que já dá pra levar com menos noites insones e mais tufos de cabelo mantidos no couro, ehehee

A batalha será árdua, mas a lição mais importante disso tudo ficará marcada para sempre: não abrace o mundo com as pernas!!! Pense, repense e planeje, antes de fazer folia por aí!!! Acompanhe-se, conheça-se e não se deixe guiar pela mídia, as propagandas e o mercado: aceite-se, ame-se e pense!!!

Vou ficar por aqui!!!

Tenho muito o que falar, mas comecemos aos poucos, né?

Um beijinho